Competências

Cada vez mais as organizações buscam competências e habilidades específicas dos profissionais, no novo ambiente de RH Estratégico e não mais operacional. 

Empresas nascem inseridas num contexto de competitividade agressivo, onde a inovação e inteligência emocional são necessárias para atender às novas demandas dos ambientes corporativos.

As organizações têm um número cada vez menor de níveis hierárquicos com foco na redução de custos e agilidade na tomada de decisão. O mercado corporativo busca hoje profissionais com multi-capacidades e competência em gestão de processos e grupos autogeridos. 

Uma vez identificadas estas competências por meio da elaboração das descrições de cada função, assim como ações de seleção, acompanhamento, avaliação, desenvolvimento e remuneração dos profissionais, elas passam a ser regidas sob o foco de dotar a empresa dos níveis de competências necessários ao alcance e gestão de um diferencial competitivo baseado em seus recursos humanos. 

O INSTITUTO VALOR promove cursos de educação executiva com objetivo em desenvolver Habilidades e Competências Técnicas e Comportamentais, e os elementos que as compõem, focando no retrato do profissional brasileiro e dos perfis de analista, gerente, diretor e presidente. 

Trabalhamos de forma personalizada, de acordo com o perfil de cada organização, as principais características que precisam ser aperfeiçoadas ou melhoradas em seus profissionais:

Determinação
É agir de forma direta e ter dificuldade de ouvir as pessoas. O profissional muito determinado não é sociável e toma decisões impopulares.

Individualismo
Quando os interesses pessoais impulsionam o profissional a fazer aquilo que deseja. Sua principal fonte de energia são seus objetivos.

Autonomia
Característica de quem age de acordo com aquilo que acha correto, sem esperar pela opinião de terceiros. Pessoa que tem um ponto de vista forte.

Persuasão
É procurar sempre convencer os demais de suas ideias e persuadi-los sobre seu ponto de vista.

Intuição
Quem tem essa característica acredita firmemente em sua intuição e é regido por ela para tomar decisões na maioria das vezes.

Persistência
Perfil de quem foca o caminho a que deseja chegar e fecha os olhos para tudo o mais que possa tirá-lo de sua meta.

Sociabilidade
A pessoa sociável procura estar bem com todos e tende a não tomar atitudes que possam gerar conflito. Quem é sociável não costuma agir por impulso.

Dependência
É esperar ter certeza para agir. A motivação da pessoa depende muito de estímulos dos outros e do que percebe do meio.

Obediência
É estar em sintonia com os procedimentos. Essa característica leva o profissional a seguir as regras e as normas vigentes.

Consideração
Quem tem consideração ouve as pessoas, leva em conta seus pontos de vista, cede, compõe, não tenta impor. Tem empatia.

Objetividade
É não dar ouvidos à intuição e trabalhar somente com dados exatos. O profissional precisa de dados e fatos que comprovem e sustentem a ação que tomará.

Sensibilidade
É observar tudo a seu redor. Reavaliar o que está fazendo quando notar algo novo. Parar para alinhar os planos e, então, tomar uma decisão.

Se você tem interesse nos cursos do INSTITUTO VALOR, entre em contato e solicite uma visita de um de nossas especialistas.