Seminário de Incentivo à Inovação acontece em SP

Portal Sebrae SP destaca o Seminário de Incentivo à inovação em São Paulo

 Sob o comando do especialista em Leis de Incentivo Fiscal, Jorge Muzy, e do ex-Presidente da Embraer, Ozires Silva, o INSTITUTO VALOR promove no próximo dia 18 de julho, no Centro de Convenções WTC, no hotel Sheraton, em São Paulo, o 1º Seminário Nacional de Incentivo à Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. Com a participação da ex-senadora Marina Silva, o encontro tem como objetivo discutir o uso estruturado dos recursos públicos e privados em prol da Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento e os impactos positivos na economia do Brasil e na geração de emprego e renda.

“Vamos debater quais são os obstáculos que o Brasil têm enfrentado para gerar inovação. Precisamos avaliar, por exemplo, porque os Estados Unidos, com a mesma idade, a mesma dimensão, no mesmo continente e com recursos naturais mais escassos do que o Brasil, conseguiu atingir um alto nível de desenvolvimento, particularmente no Estado da Califórnia”, antecipa Ozires Silva, ex-Ministro da Infraestrutura. 
“Queremos promover um seminário provocativo, que nos leve a pensar sobre esta e outras questões, e convidamos Mory Gharib, Vice-reitor do Caltech (California Institute of Technology), para nos contar como os Estados Unidos conseguiram se posicionar entre os países mais desenvolvidos do mundo e qual foi o papel da inovação neste processo”, completa.
“Reuniremos executivos de empresas inovadoras, representantes da sociedade civil e de importantes entidades para debater quais são os caminhos para colocarmos o Brasil definitivamente em posição de destaque na economia criativa e na inovação mundial”, assinala Jorge Muzy, presidente do Conselho de Administração do Instituto Valor e idealizador do seminário. “Queremos despertar o interesse para áreas com grande potencial para o desenvolvimento de projetos inovadores e identificar oportunidades de investimento em inovação”, acrescenta.
De acordo com o estudo ‘Indicador da Sociedade da Informação (ISI)’, realizado pela consultoria Everis em parceria com a IESE Business School, o grau de desenvolvimento tecnológico do Brasil tem registrado um crescimento menor do que o de outros países latino-americanos. Os investimentos anuais em pesquisa atingiram US$ 24,2 bilhões, enquanto os Estados Unidos dedicam US$ 398,2 bilhões.
Para Jorge Muzy, das universidades ao sistema empresarial, todos os setores apresentam deficiência ou poderiam ter melhores resultados caso recebessem maior apoio. “Como o campo é vasto, áreas como petróleo e gás, ciências do mar, biotecnologia, nanotecnologia, biomassa e energias alternativas, semicondutores e softwares, fármacos e medicamentos, podem ser consideradas estratégicas”, analisa.
Ele lembra que este quadro desfavorável pode mudar, já que existem ferramentas ainda pouco conhecidas e utilizados, como o programa de incentivo regulado pela Lei 11.196, a Lei do Bem, que concede benefícios fiscais a empresas que tributam pelo lucro real caso apliquem os recursos em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.
“Mas, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, somente 400 empresas utilizam. Não por falta de interesse, mas por desconhecimento”, alerta. Este seminário terá o papel de, justamente, formar uma ponte entre o poder público, a sociedade e a classe privada. Será um encontro da informação, dos tomadores de decisão, gestores e autoridades para esclarecimentos sobre a Lei, suas formas, desdobramentos e retorno”, acrescenta.
O grande destaque internacional do evento será Mory Gharib, Vice-reitor do Caltech (California Institute of Technology). Além dele, está confirmada a participação de um seleto time de palestrantes, como Benjamin Sicsú, Vice-Presidente de inovação da Samsung; Jesper Rhode Andersen, Diretor de Inovação da Ericsson; Osvaldo Barbosa de Oliveira, Diretor Geral do LinkedIn; Bruno Rondani, do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP; Helena Veiga de Almeida, Chefe do Departamento de Inovação do BNDES; Paulo Mol Júnior, Diretor de Inovação da CNI; e João Alberto De Negri, Diretor de Inovação da FINEP.
  • Ana Maria
  • 15/07/2015
  • Sebrae

Matérias em Destaque

Destaques de Inovação no Brasil:...

Assista a entrevista de Jorge ...

Instituto Valor debate incenti...

Quasar Technology e Muzy Corp ...

1º Seminário Nacional Cyber Segu...

A cyber segurança deve fazer par...

Entenda as Leis de Incentivo à I...

Assista o vídeo onde Miguel Daou...

Inovação é tema de evento em São Pau...

Open Innovation Week destaca: ...

Brasil tem a chance de arrisca...

Instituto Brasileiro de Planej...

Yunus Brasil participa do 3º S...

plurale destaca: O co-fundador...

Evento nacional vai tirar dúvidas ...

Diário Catarinense destaca: Semi...

Senai participa de Seminário Nac...

Agencia FIEP destaca: Evento é p...

Promon Meio Ambiente Participa...

Grupo Promon destaca: No event...

3º Seminário Nacional de Incenti...

A Entidade ANPEI divulga: Rio ...

Universidade Mackenzie recebe ...

No próximo dia 1º de dezembro, ac...

Instituto Valor debate incenti...

Portal meio & mensagem destaca...

Instituto Valor realiza evento...

Portal proXXIma destaca: Semin...

Seminário discute inovação, pesqui...

Portal R7 Notícia divulga o Semi...

Samsung: Falta de capacitação em...

Jornal O Globo destaca: Segund...

Seminário de Incentivo à Inovação ac...

Portal Sebrae SP destaca o Sem...

Menos de mil empresas usam Lei...

Entrevista com presidente do I...

Burocracia e medo de assumir ...

O excesso de burocracia para a...

Inovação e Tecnologia no Brasil ...

Presidente do Instituto Valor ...

4º Seminário Nacional de Inovação...

Assista 3 palestrantes no 4º S...

1º CSO Summit - Rio de Janeiro...

Profissionais falam sobre a im...

Arriscar é fundamental para a in...

Confira entrevistas com nomes ...

Ex-diretor diz que segurança cib...

A CDTV do portal Convergência Di...

Vem aí o 5º Seminário Nacional de...

Um programa claro e direto sob...

Incentivo à tecnologia e inovação...

A inovação deve orientar e suste...

Galeria