Ainda hoje, muitas organizações se posicionam frente à sustentabilidade somente pelas dimensões ambiental e social. “É uma visão míope. No desenvolvimento sustentável, é essencial incluir a dimensão econômica e fazer com que esse tripé funcione de maneira equilibrada, caso contrário, o conceito e a prática não se sustentam. É a aplicação dessa visão ampla que permite às organizações gerar novos negócios e oportunidades, buscar novas fontes de receita ou reduzir custos ou ainda abrir novos mercados”, afirma Euler Santos, diretor executivo da Verti Ecotecnologias, uma empresa da Promon Meio Ambiente.
Para o executivo, o seminário é o fórum adequado para discutir os gargalos técnicos que as empresas precisam para internalizar ações de inovação e de empreendedorismo. “É fundamental quebrar paradigmas envolvendo visões de que a sustentabilidade possa trazer custos às organizações. Vamos discutir esses temas, de forma integrada, e mostrar, por meio de cases e experiências reais, que os investimentos em inovações sustentáveis e ecoeficientes (econômico+ambiental) trazem resultados importantes para as empresas, com a geração de novos negócios e mais empregos para o País”, comenta Euler Santos.
O painel, que acontecerá no dia 29/7/2014, às 11h15min, na sede da FIRJAN, além de Euler Santos, terá as participações de Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem | Grupo Odebrecht e Rogério Oliveira, Yanus Social Business.
Perfil – Euler Santos
Sócio e diretor executivo da Verti Ecotecnologias, empresa de desenho, desenvolvimento e implementação de projetos de inovação tecnológica ambiental do Grupo Promon. Também atua como conselheiro da Wylinka, organização com fins não econômicos cujo foco é apoiar as instituições de ensino e pesquisa em sua missão inovadora e empreendedora. Formado em Ciências Econômicas pela UFMG, tem mestrados em Management of Innovations e em General Management, ambos pela Erasmus University Rotterdam (Holanda). Foi consultor no Instituto Inovação e da Voltea B.V., empresa spin off do centro de P&D da Unilever em Vlaardingen (Holanda). Possui ampla experiência em projetos de cultura de inovação, em formatação de projetos de tecnologias inovadoras, em captação de recursos para inovação e no relacionamento com centros tecnológicos para promoção de inovação.
3º SEMINÁRIO NACIONAL DE INCENTIVO À INOVAÇÃO
Data: 29 e 30/7/2014
Realização: INSTITUTO VALOR
Local: Sede da FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro
As palestras serão ministradas por especialistas renomados, respaldados por cases de grandes, médias e pequenas empresas. Os temas passarão por Empreendedorismo, Financiamento da Inovação, uso estruturado das Leis de Incentivo, a importância da inovação no Desenvolvimento Sustentável, e, como tema principal, Cyber Segurança.
Informações: (11) 2626.1000/ (11) 99877.1000 / www.facebook.com/inovacao
Sobre a Promon Meio Ambiente
Criada em 2011, a Promon Meio Ambiente nasceu do propósito do Grupo Promon de ter a sustentabilidade como eixo inspirador de suas atividades. Pólo de negócios na área ambiental voltado aos setores de infraestrutura, a Promon Meio Ambiente se desenvolve com base em sua forte capacidade de inovação e apoiada em uma soma de expertises: as do próprio Grupo, particularmente da Promon Engenharia e de sua área de meio ambiente, e as que advêm das empresas Brandt Meio Ambiente, TerraVision Geotecnologia e Geoinformação e Verti Ecotecnologias.
Com reconhecida experiência em programas e estudos na área ambiental, no Brasil e em outros países, a Brandt Meio Ambiente (www.brandt.com.br) tem como oferta principal a prestação de serviços de due diligence, avaliação de passivos, gestão socioambiental de implantação e operação de empreendimentos, monitoramento e licenciamento ambiental junto a agências ambientais. Em mais de 25 anos de atividades, desenvolveu mais de cinco mil trabalhos, dos quais um mil foram obtenções de licenças. É a única empresa brasileira que dispõe de uma equipe técnica multidisciplinar completa constituída por aproximadamente 100 técnicos, especialistas Máster e Seniores. Seus principais setores de atuação são o de extração e beneficiamento mineral, siderurgia, metalurgia, óleo e gás, indústrias de base, geração e transmissão de energia.
A TerraVision Geotecnologia e Geoinformação (www.terravisiongeo.com.br) atua em geoprocessamento e sensoriamento remoto com foco em inovação tecnológica. Elabora bases cartográficas e mapeamentos mediante instrumentos e imagens de satélite. Incorpora, ainda, o ClimAgora, um centro de estudos climáticos e previsão do tempo.
A VertiEcotecnologias (www.vertiecotecnologias.com.br) pesquisa e desenvolve tecnologias para solução de problemas ambientais. Realiza pesquisas de prospecção e mapeamento de tecnologias ambientais, estudos de ecoeficiência de processos industriais e análise de ciclo de vida de produtos, com foco no aproveitamento de resíduos e melhor tratamento de efluentes. - See more at: http://www.promon.com.br/pt-br/sala-de-imprensa/Paginas/Promon-Meio-Ambiente-participa-do-seminario-inovacao.aspx#sthash.dcjFN5Gh.dpuf